Entre as 18h do dia (14), até as 6h da manhã deste dia (15), foi possível observar a Super lua
Na noite da terça-feira (14), o ponto da órbita da lua ficou mais próximo da terra e a superlua pode ser observada aparentando estar maior e mais brilhosa. O evento trata-se de um fenômeno que se chama perigeu, segundo informou o Presidente do Clube de Astronomia e Ciências de Rondônia (CAR) e Dr em física, Ariel Adorno.
O físico explicou a imprensa que o fenômeno ocorre quando coincide da lua estar em sua menor distância da terra. A distância média da terra até a lua é de 384000 km. Quando a lua está no seu perigeu ela se encontra a uma distância média de 360.000 km, isso faz com que, o tamanho aparente dela seja até 6% maior do que o normal visto em outras luas cheias.
“Esse efeito acontece porque a lua e o ciclo lunar têm períodos distintos, um tem o período de 27,5 dias, e outro de 29,3 dias, então quando leva esses dois fatos a ocorrerem juntamente, temos a tal Lua Gigante ou SuperLua, cientificamente chamada de lua no seu perigeu”, afirmou o Ariel.
Sobre a possibilidade de acompanhar a Superlua em Rondônia o físico explica que dependerá das condições metrológicas e destaca os melhores horários para acompanhar o fenômeno. De acordo Ariel qualquer horário entre as 18h de hoje (14), até as 6h da manhã do dia (15), será possível observar a Superlua.
“Mas o horário mais legal de se observar e ver o tamanho aparente maior será por volta das 19h de hoje, porque nesse horário vai dá para ter uma referência com casas e prédios na trajetória da lua. Vamos torcer pelas nuvens não tamparem o céu, mas ela estará no céu para toda população rondoniense”, pontuou Ariel.
Clube de Astronomia e Ciências de Rondônia
O clube de Astronomia e Ciência de Rondônia (CAR) é um grupo de pesquisa e extensão que tem como objetivo realizar pesquisas nas diferentes áreas do conhecimento, principalmente astronomia, biologia, física e administração. Também tem como alvo a divulgação científica, onde realiza eventos para apresentação de trabalhos, minicursos, palestras e exposições.
Raul Pommer é o vice-presidente do clube, afirma que o clube de Astronomia e Ciências de Rondônia é destinado a toda a população rondoniense que tenha interesse em aprender mais sobre, física, astronomia, biologia e química, atualmente temos atividades nas mais diversas áreas do conhecimento, especialmente para atendimento em escolas e praças públicas.
O clube realiza agendamentos e visitações para palestras em escolas. Para conhecer o clube basta seguir no Instagram no @clubedeastronomia_ ou nas outras redes YouTube, Facebook e tik tok.
FONTE: diário
0 Comentários