Perfil técnico e sereno marca carreira da Promotora de Justiça Lurdes Helena Bosa, que se aposenta do cargo nesta quinta-feira

Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Perfil técnico e sereno marca carreira da Promotora de Justiça Lurdes Helena Bosa, que se aposenta do cargo nesta quinta-feira

 

A Promotora de Justiça Lurdes Helena Bosa se aposenta do cargo nesta quinta-feira (2/5), após 15 anos de exercício na carreira do Ministério Público de Rondônia. Oriunda do 19º concurso, a integrante registrou um perfil técnico e sereno no desenvolvimento de suas atividades, as quais sempre foram pautadas pela busca da Justiça, atendimento de direitos e pacificação social.

Lurdes Helena Bosa tomou posse no MPRO em 13 de fevereiro de 2009, vinda de Selbach (RS). Foi lotada como Promotora Substituta em Porto Velho (19ª Promotoria), tendo, após, sido transferida para Presidente Médici, onde permaneceu por nove anos.

Como titular única naquela comarca, a integrante teve a oportunidade de estreitar laços com a comunidade da região e conhecer, de perto, suas demandas, desenvolvendo um dedicado trabalho na indução de políticas públicas, em especial nas áreas de meio ambiente, infância e juventude, temas sobre os quais mais se debruçou.

A atenção aos detalhes foi um traço da personalidade profissional de Lurdes Bosa, conforme relata a Promotora de Justiça Marcília Ferreira da Cunha e Castro, contemporânea do 19º concurso.

“Desde o momento em que a conheci, nutri profunda admiração por sua elegância e dedicação ao trabalho. Com inegável delicadeza, ela sempre conduziu sua atuação com muita técnica e responsabilidade”, afirma.

Fazendo um retrospecto dos últimos 15 anos no MP, Marcília Cunha lembra dos desafios impostos no início da carreira, destacando que a colega que agora se aposenta os superou com resiliência e forte compromisso com as atribuições ministeriais.

“Neste momento em que se despede do Ministério Público de Rondônia, imagino a quantidade de sentimentos contrapostos que permeiam esta decisão, mas tenho a certeza de que a nobre Promotora contribuiu de maneira marcante na defesa da sociedade rondoniense nas comarcas pelas quais passou e, como diz a passagem bíblica: ‘Respondeu o Senhor: Eu mesmo a acompanharei e lhe darei o descanso’”, pontua.

Também contemporâneo de turma, o Promotor de Justiça André Luiz Rocha de Almeida ressaltou o caráter criterioso e equilibrado da atuação de Lurdes Helena Bosa. “É uma colega séria, que, quando consultada, sempre trouxe argumentos ponderados nas matérias processual e criminal”, elogia.

Referindo-se ao legado deixado pela integrante, o Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, falou de sua contribuição para o MP de Rondônia, para o Estado e a sociedade, afirmando que, nos 15 anos de exercício, a Promotora de Justiça desenvolveu suas atividades na Instituição com entrega e dedicação. “O Ministério Público agradece pelos serviços prestados, fazendo votos de sucesso e realizações na nova jornada que se inicia”, diz.

Trajetória – Lurdes Helena Bosa teve como última lotação a Promotoria de Justiça de Espigão do Oeste, onde atuou por cinco anos. Sobre a caminhada no MP de Rondônia diz ter sido um grande aprendizado, como pessoa e servidora pública. “Posso dizer, sem sombra de dúvida, que deixo a Instituição imensamente maior do que eu era quando nela ingressei”, destaca.

Segundo ela, o sentimento diante da aposentadoria é de gratidão pela recepção e cuidado daqueles que conheceu e com quem conviveu durante o período em que esteve na Instituição. “Já estou sentindo saudades”, finaliza.


FONTE: Gerência de Comunicação Integrada (GCI)

Postar um comentário

0 Comentários