Nesta
semana, a Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), promoveu uma oficina virtual com
o tema "Comunicação Não Violenta". Participaram servidores(as)
responsáveis pelas serventias extrajudiciais do Estado de Rondônia, incluindo
aqueles que exercem funções de gestão e liderança nos cartórios. A oficina
contou com a participação de cerca de 150 pessoas de cartórios dos 52
municípios do Estado, evidenciando o engajamento com capacitações entre os
profissionais que atuam no setor.
Durante o encontro, os(as) participantes tiveram a
oportunidade de refletir sobre o impacto da comunicação no ambiente de
trabalho, especialmente nas relações entre gestores(as), colaboradores(as) e
público externo. A capacitação foi ministrada pela psicóloga do Tribunal de
Justiça de Rondônia (TJRO), Isabela Cristina Paludo.
A ação teve como objetivo principal promover o bem-estar
no contexto das serventias extrajudiciais, um ambiente conhecido popularmente
como cartório, que, devido à sua natureza, demanda atenção redobrada nas
dinâmicas de comunicação. A oficina também visou melhorar o atendimento ao
público, garantindo uma abordagem mais humanizada.
O evento é mais uma ação do Departamento Extrajudicial (Depex), área da CGJ,
que tem como atribuições institucionais a fiscalização, a orientação e a
padronização das atividades notariais e registrais em Rondônia. O evento é um
exemplo do suporte técnico contínuo oferecido pelo TJRO às serventias.
Comunicação
Não Violenta
A Comunicação Não Violenta é considerada uma metodologia
usada para a resolução de conflitos e melhoria das interações humanas. A
abordagem no ambiente de trabalho é voltada para a criação de um local mais
colaborativo, harmonioso e saudável, no qual a empatia e o respeito mútuo são
pilares fundamentais.
FONTE: Assessoria de Comunicação Institucional
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