Garantir abastecimento em casa é uma responsabilidade compartilhada
Para garantir mais tranquilidade no dia a dia, é importante que cada imóvel tenha um reservatório de água, como uma caixa d’água, com capacidade para, pelo menos, 24 horas de consumo da família. Essa recomendação segue a Lei Federal n.º 11.445/2007 e a norma ABNT NBR 5626, e ajuda a evitar transtornos em caso de manutenções na rede ou imprevistos no abastecimento.
Segundo o diretor técnico e operacional da Companhia, Lauro Fernandes, “é uma questão de responsabilidade compartilhada. A empresa garante a distribuição, mas cada cliente precisa ter sua reserva”, afirmou.
CONSUMO
Para evitar surpresas, a recomendação dos especialistas é que em uma residência com até três pessoas deve ter, no mínimo, um reservatório de 500 litros; para cinco pessoas, 750 litros; e para até sete pessoas, uma caixa d’água de mil litros. O consumo diário por pessoa pode chegar a 153 litros.
Segundo o diretor técnico, Lauro Fernandes, o período mais crítico ocorre entre julho e outubro, quando há maior escassez hídrica e aumento no consumo. Por isso, a Companhia vem adotando medidas preventivas desde o início do ano para assegurar a regularidade no abastecimento e minimizar impactos à população. “Estamos atuando com planejamento estratégico, reforçando a manutenção preventiva dos sistemas e otimizando a operação em áreas sensíveis. A prioridade é garantir estabilidade no fornecimento mesmo diante das condições mais severas do período seco”.
0 Comentários