De origem japonesa e residente em São Caetano/SP, Yumiko Tanaka é o retrato da luta contra a Covid-19. Com 107 anos e 106 dias de batalhas em hospitais, internações e intubação, Yumiko chegou a ter 90% do seu pulmão comprometido. A idosa fala pouco português e ficou muito emocionada com a manifestação de carinho através dos aplausos recebidos durante sua saída do Hospital.
Yumiko
Tanaka, uma idosa de 107 anos, teve alta após passar 16 dias internada após
contrair o coronavírus. Yumiko estava internada num Hospital de São Caetano e
chegou a ter 90% do pulmão comprometido.
De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura
de São Caetano, “Yumiko foi internada a princípio por conta de uma pneumonia.
Se recuperou, mas o chiado no peito indicava uma crise de bronquite. Precisou
tomar antibiótico e, mesmo assim, os sintomas não melhoravam. Sempre
acompanhada pela filha, que é médica, e pela neta, perceberam pelo oxímetro que
a saturação não estava boa. Procuraram atendimento médico no convênio e, quando
foi confirmada a Covid, a família optou em procurar o Hospital Municipal de
Emergências Albert Sabin pela referência em atendimento”.
Ana Carolina Tanaka, que é neta de Yumiko, contou que
desde que a avó chegou ao Hospital de Campanha, no dia 6 de junho, todo dia a
família recebia notícias e participava de videochamadas, mas os médicos
começaram a perceber que ela estava muito quieta. “Ela não fala quase nada em
português, a comunicação estava muito difícil e ela foi ficando cada vez mais
quietinha e sem tentar se comunicar com a equipe. Certo dia, o médico que a
examinava percebeu que ela sentia um incômodo no ombro e a levaram para fazer
um exame. O ortopedista que a atendeu falava japonês e foi então que a equipe
percebeu que ela se animou e trocou algumas frases”, explicou.
“O apoio da família foi fundamental na recuperação de
Yumiko. Com as frases que a neta nos enviou e o colega que também ajudou como
intérprete, percebíamos que ela ficava mais animada e lutando para melhorar
logo”, explicou o diretor do Hospital de Campanha Arthur
Felipe Rente. Segundo Arthur, o fato dela ser muito ativa e lúcida ajudou
bastante em sua recuperação.
Ontem
(23/6) foi o tão esperado dia da alta hospitalar. Yumiko deixou o Hospital de
Municipal com aplausos de toda equipe que acompanhou sua luta.
ASSESSORIA

0 Comentários