“A deputada Sílvia Cristina é a primeira parlamentar do Estado de Rondônia no Congresso Nacional que criticou com veemência o aumento da taxa extra da conta de luz, conhecida por bandeira vermelha”.
A Agência Nacional de Energia Elétrica do
Governo Federal decidiu nesta terça-feira (29) aumentar em 52% o valor da
bandeira vermelha patamar 2, taxa extra cobrada em junho na conta de luz. A
partir de julho, a taxa passa de R$ 6,243 por 100 kWh consumidos para R$ 9,49
por 100 kWh.
Sílvia enfatizou em seu desabafo "quem
vai aguentar aumento de 52% em energia elétrica?" Não é um momento
propício para esse aumento, o país atravessa uma recuperação devido à pandemia.
Não era para haver esse aumento, disse a deputada Sílvia Cristina.
As bandeiras tarifárias são cobradas na conta de luz
dependendo das condições de geração de energia no país. Quando as condições são
favoráveis, não há cobrança (bandeira verde). Quando há problemas, são cobradas
as bandeiras amarela, vermelha ou vermelha patamar 2, a mais alta.
A deputada Sílvia em vídeo postado nas suas Redes
Sociais, disse que não houve diálogo entre a área técnica da ANEEL
que havia defendido um aumento ainda maior na bandeira vermelha patamar 2,
de 84%, o que levaria a taxa para R$ 11,50 por 100 kWh consumidos. Sílvia enfatizou
que sequer houve Consulta Pública para que esse aumento abusivo entrasse em
vigor nessa terça-feira, 29 de junho.
A bandeira tarifária terá um peso de aproximadamente 10 %
na tarifa.
Como
ficam as bandeiras:
A agência só mudou
o valor da bandeira mais cara. As demais permanecem iguais. Veja o valor delas
por 100 kWh consumidos: Bandeira vermelha patamar 2 - R$ 9,49 Bandeira vermelha
patamar 1 - R$ 4,169 Bandeira amarela - R$ 1,343 Bandeira verde - não há cobrança
extra.
O reajuste na
bandeira tarifária cobrada para bancar as térmicas terá um
impacto médio de 8,12% na conta de luz em julho, calcula a FGV (Fundação
Getúlio Vargas). A alta neste índice pressionará a inflação do mês em 0,36
ponto percentual e levar a inflação para ainda mais longe do teto da meta este
ano.
Silvia Cristina finalizou dizendo ao site da jornalista Victoria Bacon que esse aumento não esperado, penaliza os trabalhadores que mais uma vez terão de pagar essa conta.
ASSESSORIA

0 Comentários