De
indicação do Presidente da Câmara de Vilhena, Vereador Ronildo Macedo, foi publicado
recentemente resultado da licitação da nova iluminação de LED da avenida Paraná
em Vilhena. Com investimento de R$ 1.078 milhão, a obra será executada pela SEC
Engenharia e Construtora. Agora, com os trâmites de homologação, assinatura de
contrato e ordem de serviço, a obra deve começar ainda em julho, com prazo de
conclusão previsto para 120 dias após seu início.
Anunciada
no ano passado, a obra beneficiará toda a extensão da avenida e,
consequentemente, moradores de vários bairros. Nesta terça-feira, o presidente
da Câmara Municipal de Vereadores, Ronildo Macedo, comentou o avanço da
iluminação no município.
“Essa demanda é um pedido que tive junto ao
deputado Luizinho e ao prefeito Eduardo. Inclusive, a Câmara da legislatura
passada teve coragem de resolver um problema crônico da Cosip, a Contribuição
de Serviços de Iluminação Pública, pois se arrecadava R$ 250 mil e pagava-se R$
450 mil por mês por, acumulando uma dívida milionária por causa de gestões que
não tiveram coragem de fazer esse ajuste. E essa Câmara mudou isso e aprovou a
correção da Cosip, que hoje permite LED em vários bairros e avenidas da cidade.
Além disso, tem asfalto acontecendo, reforma do hospital e a Câmara aprova
recursos para isso. Parabenizo os gestores que estão fazendo esse trabalho e,
em especial aos vereadores desta e da legislatura passada por esse grande
trabalho”, comentou Ronildo Macedo.
O
prefeito também falou sobre o assunto “Será
uma iluminação dupla, com postes de 8 metros, com duas lâmpadas de LED em cada
um, sendo uma para a pista de caminhada e outra para a avenida. A fiação será
subterrânea e o projeto vai ser da avenida Celso Mazutti até a Rua E, da Cohab.
Mais um grande projeto de iluminação feito em parceria com o nosso deputado
Luizinho Goebel, que também destinou a emenda que permitiu LED na Melvin Jones,
e com a Câmara de Vereadores, sob presidência do Ronildo Macedo, que visitou a
avenida junto de nós na época em que essa grande obra era apenas uma ideia”,
explica o prefeito Eduardo Japonês.
De
acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento, a tecnologia LED possui
várias características vantajosas que a torna mais eficiente e sustentável em
gerar luz que outros meios de iluminação. Algumas vantagens são: não possui
gases inertes e ofensivos ao ambiente em sua composição, não apresenta emissão
de raios ultravioletas ou até mesmo infravermelhos, não gera atratividade de
insetos, permite a focalização em graus específicos sem perdas, não produzindo
poluição luminosas, vida útil cerca de cinco vezes maior que as incandescentes
e alto nível luminoso em relação à potência consumida.
O
deputado estadual Luizinho Goebel comemora a etapa de licitação vencida, que
representa avanço no processo. “Em breve
a iluminação será realidade e mais um recurso entregue para a população de
Vilhena. A Câmara e a Prefeitura de Vilhena estão trabalhando para realmente
beneficiar a população, fazendo com que quem mais precisa receba benfeitorias
como essa. Vilhena pode-se dizer que é uma cidade iluminada, tanto na metáfora
como na prática!”, completa.
Da
redação

0 Comentários