Ex secretário contesta método de vacinação em Vilhena, coordenadora explica

Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Ex secretário contesta método de vacinação em Vilhena, coordenadora explica

“Responsável pelo setor de imunização do Município admite que o procedimento não é o adequado, mas que tomou providências”


Em um áudio enviado para a nossa redação, o ex-secretário de agricultura de Vilhena, Jair Dornelas, fez um questionamento que pode ser a dúvida de centenas, senão milhares de pessoas que tomaram a vacina contra a COVID-19 no município.

Jair que tem uma cardiopatia, vacinou-se no grupo dos comórbidos e questiona o porquê de as vacinas serem acondicionadas diretamente nas seringas e não nos frascos como deveria ser, para que, segundo ele o cliente (como é tratado quem se vacina) tenha certeza de que está recebendo o imunizante.

O dia em que eu fui tomar a vacina eu observei isso. Eles “pegaram” a ampola, a injeção já, com o liquido já dentro da injeção. Será que seria normal isso aí? Ontem eu levei minha esposa também para tomar a vacina e eles não tiraram o liquido do vasilhame na hora, já estava também com a “injeçãozinha” pronta lá e aplicou nela. E o que você me fala sobre isso daí? Vê se bate com a ideia dos outros aqui.” Questionou Jair.

Diante do questionamento, procuramos a responsável pelo setor de imunização da secretaria de saúde do município de Vilhena. Em conversa com a reportagem Sueli Aparecida da Silva nos explicou que de fato esse procedimento estava sendo adotado para agilizar as longas filas de vacinação que se formaram no início do processo, mas já ordenou que não seja mais feito dessa maneira e que desde que recebeu esses questionamentos recomendou que o liquido fosse retirado do frasco original na frente da pessoa a ser vacinada.

Ainda falando em vacina, mas agora em números, Sueli fez questão de ressaltar que Vilhena já aplicou mais de 37 mil doses dos imunizantes recebidos e que tem ótimos índices de efetividade e assertividade na aplicação.

Vale aqui lembrar que nós já aplicamos mais de 37 mil doses, a equipe de vacinação é séria e competente. Nesse universo gigantesco de doses tivemos apenas 4 erros de digitação, o que consideramos ínfimo, vez que em alguns municípios a inconsistência de dados atingiu a marca dos milhares, então posso dizer que nossa taxa de aproveitamento das vacinas hoje é de 99,9% e que a população pode ficar tranquila, pois estamos fazendo o nosso melhor” completou Sueli responsável pelo setor de imunização. 

Os dados repassados por Sueli batem com os do “vacinômetro” da SESAU que aponta que Vilhena já recebeu 44.813 doses e aplicou 37.119 entre primeira e segunda doses.

Por Mauro Fonseca



Postar um comentário

0 Comentários