“Responsável pelo setor de imunização do Município admite que o procedimento não é o adequado, mas que tomou providências”

Em
um áudio enviado para a nossa redação, o ex-secretário de agricultura de
Vilhena, Jair Dornelas, fez um questionamento que pode ser a dúvida de centenas,
senão milhares de pessoas que tomaram a vacina contra a COVID-19 no município.
Jair
que tem uma cardiopatia, vacinou-se no grupo dos comórbidos e questiona o porquê
de as vacinas serem acondicionadas diretamente nas seringas e não nos frascos
como deveria ser, para que, segundo ele o cliente (como é tratado quem se
vacina) tenha certeza de que está recebendo o imunizante.
“O dia em que eu fui tomar a vacina eu
observei isso. Eles “pegaram” a ampola, a injeção já, com o liquido já dentro
da injeção. Será que seria normal isso aí? Ontem eu levei minha esposa também
para tomar a vacina e eles não tiraram o liquido do vasilhame na hora, já
estava também com a “injeçãozinha” pronta lá e aplicou nela. E o que você me
fala sobre isso daí? Vê se bate com a ideia dos outros aqui.” Questionou
Jair.
Diante
do questionamento, procuramos a responsável pelo setor de imunização da
secretaria de saúde do município de Vilhena. Em conversa com a reportagem Sueli
Aparecida da Silva nos explicou que de fato esse procedimento estava sendo
adotado para agilizar as longas filas de vacinação que se formaram no início do
processo, mas já ordenou que não seja mais feito dessa maneira e que desde que
recebeu esses questionamentos recomendou que o liquido fosse retirado do frasco
original na frente da pessoa a ser vacinada.
Ainda
falando em vacina, mas agora em números, Sueli fez questão de ressaltar que Vilhena
já aplicou mais de 37 mil doses dos imunizantes recebidos e que tem ótimos
índices de efetividade e assertividade na aplicação.
“Vale aqui lembrar que nós já aplicamos mais de 37 mil doses, a equipe de vacinação é séria e competente. Nesse universo gigantesco de doses tivemos apenas 4 erros de digitação, o que consideramos ínfimo, vez que em alguns municípios a inconsistência de dados atingiu a marca dos milhares, então posso dizer que nossa taxa de aproveitamento das vacinas hoje é de 99,9% e que a população pode ficar tranquila, pois estamos fazendo o nosso melhor” completou Sueli responsável pelo setor de imunização.
Os dados repassados por Sueli batem com os do “vacinômetro” da SESAU que aponta que Vilhena já recebeu 44.813 doses e aplicou 37.119 entre primeira e segunda doses.
Por
Mauro Fonseca
0 Comentários