"Neste ano também lançamos o Pacto Nacional de Implementação da Política de Direitos da Pessoa Idosa, com investimento inicial de R$ 1,2 milhão. O nosso intuito é fomentar a criação de conselhos de direitos da pessoa idosa e fundos municipais, além de capacitar conselheiros e fortalecer a rede de proteção, sem custos para os estados e municípios", destaca.
Para a população idosa do país, o cenário é de
esperança. É o que mostra o levantamento divulgado pelo Ministério da Mulher,
da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), que apontou investimentos de mais de
R$ 22 milhões em políticas públicas voltadas ao segmento. Os números são
referentes ao primeiro semestre deste ano.
"Mesmo
na pandemia continuamos trabalhando com o intuito de cuidar dos nossos idosos.
Essa população, já tão sofrida no decorrer dos anos, também esteve entre as
mais afetadas pela pandemia da Covid-19. Neste momento tão caótico provocado
pelo vírus, intensificamos os esforços", afirma o titular da
Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa
(SNDPI/MMFDH), Antonio Costa.
De acordo com o secretário, o objetivo é
investir ainda mais. "Neste ano também lançamos o Pacto Nacional de
Implementação da Política de Direitos da Pessoa Idosa, com investimento inicial
de R$ 1,2 milhão. O nosso intuito é fomentar a criação de conselhos de direitos
da pessoa idosa e fundos municipais, além de capacitar conselheiros e
fortalecer a rede de proteção, sem custos para os estados e municípios",
destaca.
Segundo o integrante do MMFDH, o Pacto Nacional é um
importante instrumento, que já alcançou as cinco regiões do país. "Entre
os objetivos estão a captação e arrecadação de recursos, por meio da
implementação dos fundos municipais. Estamos avançando, já temos a adesão de 16
estados brasileiros nessa primeira fase. Nosso objetivo é fortalecer os
municípios no desenvolvimento da política do idoso", completa o secretário.
Programa Viver
Para as ações do primeiro semestre, cerca de R$ 6,9
milhões foram investidos no Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável. A
iniciativa já contemplou 101 municípios de 25 estados, capacitou 191 gestores
municipais, atendeu 2.390 idosos e entregou 826 computadores.
"Vamos
continuar investindo nesse programa, pois essa é uma forma de trazer a inclusão
da pessoa idosa. Precisamos fazer com que os nossos idosos sejam incluídos na
sociedade novamente para que tenham conhecimento dos seus direitos, em especial
o Estatuto do Idoso – Lei nº 10.741/03", afirma o secretário Antonio
Costa.
Para o gestor, a iniciativa é crucial por
proporcionar mobilidade, desenvolvimento da saúde e novas habilidades. "No
Programa Viver desenvolvemos atividade mental para buscar novos conhecimentos,
novas relações, e isso é extremamente importante para diminuir a demência, a
ansiedade, os problemas neurológicos que às vezes surgem", completa.
Na ação, o ministério doa itens como
computadores, webcams, projetores e impressora, mediante parceria com as
prefeituras municipais. Um dos beneficiários foi o município de Caratinga, em
Minas Gerais. O programa foi lançado para a população idosa caratinguense em
março de 2020 e, apesar da pandemia, continuou a proporcionar virtualmente
atividades como jogos, contação de histórias, resgate de valores, leitura,
música, entre outras.
"Essa iniciativa foi uma das melhores do
Governo Federal, pois é completa e traz benefícios para os idosos tanto na sua
saúde física e mental, além de incentivar que sejam mais independentes,
aprendam a cuidar melhor de suas finanças e administrar todas as áreas de sua
vida com mais felicidade no coração, se sentindo inserido na sociedade",
contou a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Jéssica Silveira e
Silva.
Equipagem
Cerca de R$ 4,4 milhões foram aplicados na
compra de equipamentos para Instituições de Longa Permanência para Idosos
(ILPIs), com itens como televisores, bebedouros, computadores e impressoras.
Outros R$ 6 milhões, provenientes de emendas
parlamentares, garantiram kits de equipamentos para 60 conselhos de direitos da
pessoa idosa. Para o fortalecimento da participação social, de 2019 a 2020, já
foram entregues 52 carros 0 km para os conselhos, com um investimento total de
R$ 3,5 milhões.
Mapeamento
Mais de 4,9 mil ILPIs, que abrigam cerca
de 140 mil idosos em todo o Brasil, já foram mapeadas. A proposta é regularizar
essas entidades. "O Estado
brasileiro percebeu a importância da pessoa idosa. As políticas públicas
focadas no segmento estão avançando e queremos progredir ainda mais",
ressalta o secretário.
Fonte: ABR NOTICIAS

0 Comentários