Rondônia está entre os 10 melhores Índices de Desenvolvimento Humano do Brasil

Ticker

6/recent/ticker-posts

Publicidade

Rondônia está entre os 10 melhores Índices de Desenvolvimento Humano do Brasil

O estado ocupa pela primeira vez a posição de segundo melhor IDH da região Norte

A qualidade vida da população rondoniense melhorou nos últimos anos. É o que aponta os cálculos do Índice de Desenvolvimento Humano. Os últimos anos os indicadores tiveram desempenho positivo na renda, saúde e educação da população.

Em 2010, o IDH era de 0,690, abaixo da média do Brasil; em 2020 subiu para 0,823, o que levou o Estado a ter uma evolução maior que a média do Brasil. O estado saiu do 15° lugar no ranking nacional e subiu para a 10ª colocação.

De acordo com o Governo de Rondônia o novo índice é um reflexo das políticas públicas adotadas para melhorias dos indicadores de renda, saúde e educação.

O estado ocupa pela primeira vez a posição de segundo melhor IDH da região Norte, deixando assim a terceira colocação ocupada desde 1991. Rondônia também registrou o melhor desempenho em empregabilidade da região Norte, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O bom desempenho econômico do Estado foi apresentado no Observatório do Desenvolvimento Regional. Em um comparativo entre vagas de empregos ocupadas e demissões ocorridas entre os meses de janeiro a outubro de 2021, Rondônia se destacou com o saldo de 12.763 vagas de empregos formais.

De acordo com dados da Junta Comercial (Jucer), Em 2021, foram abertas 26.015 empresas no Estado, o que representa um crescimento de 19,69%, comparado a 2020.

Segundo o Secretario de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Avenilson Trindade, o IDH do Estado de Rondônia tem sido crescente, os números têm mostrado os indicadores positivos nos três grandes eixos mensurados; que são educação, saúde e renda.

Assim toda política pública que o Governo do Estado tem empreendido para melhoria da educação, saúde e da empregabilidade e investimentos – melhoram a renda e impactam positivamente no IDH. No último levantamento do IDH, Rondônia teve um crescimento substancial, ficando em posição de destaque na região Norte e entre os 10 melhores IDH do Brasil.  Isso é apresentado, devido aos resultados das políticas públicas do Governo que impactam nessas três áreas’’, avaliou o secretário da Sedec.

Com informações da Secom

Postar um comentário

0 Comentários