A concessão da BR-364, inédita em Rondônia,
que prevê um investimento de R$ 10,226 bilhões ao longo de 30 anos, deve
ampliar apenas 107,57 km da rodovia que liga Porto Velho, capital do estado, a
Vilhena.
Segundo o edital divulgado recentemente pela
Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e o projeto do Banco
Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a ‘Rota Agro Norte’
será ampliada no trecho entre Jaru e Presidente Médici.
• Segundo o projeto, R$ 7 bilhões devem ser
destinados a obras - incluindo a duplicação de 113 km - e R$ 3,9 bilhões para
serviços operacionais.
Ao todo, serão concedidos 721,07 quilômetros
da rodovia. Ganha o leilão da concessão a empresa que apresentar o maior
desconto sobre a tarifa básica de pedágio - que, segundo o Ministério dos
Transportes, deverá custar a partir de R$15 centavos por km. O projeto prevê
que sete praças de pedágio sejam implantadas na rodovia.
• A Federação da Agricultura e Pecuária de
Rondônia estima que para viajar da capital, Porto Velho, até o município
limítrofe de Vilhena, um motorista de veículo de passeio deve pagar cerca de R$
113 (ida e volta). Um caminhão bitrem poderá desembolsar até R$ 2.000,00 em uma
viagem, encarecendo o frete em quase 2%.
Da redação
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