Evento promovido pela Semed e TCE-RO capacita servidores para garantir o direito à educação e combater a evasão escolar
Com o objetivo de garantir o direito à educação de forma equitativa e inclusiva, promover o retorno e a permanência de estudantes na escola, e fortalecer as políticas públicas educacionais, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE/RO) realizaram, nesta quarta-feira, 16, o primeiro Masterclass da Busca Ativa Escolar (BAE) para servidores das escolas públicas de Vilhena e Chupinguaia.
A Busca Ativa Escolar é uma estratégia do UNICEF, em parceria com diversos órgãos e governos locais, voltada para identificar, acompanhar e garantir o acesso e a permanência de crianças e adolescentes na escola. Em Rondônia, essa ação é desenvolvida pelo TCE-RO, por meio da Escola de Contas, no âmbito do projeto “Pontes pela Educação: Busca Ativa Escolar e Governança em Redes”.
A implementação da metodologia da Busca Ativa tem se mostrado um passo decisivo no enfrentamento da evasão escolar, ao permitir que as instituições atuem de forma preventiva — identificando sinais de risco e intervindo antes que o abandono escolar se concretize.
Além de abordar ferramentas e estratégias práticas, a iniciativa reforça o compromisso da gestão educacional com um atendimento integral aos alunos, considerando tanto suas necessidades pedagógicas quanto emocionais — um diferencial essencial para a construção de uma educação mais humana, inclusiva e eficiente.
0 Comentários