A sessão extraordinária da Câmara Municipal de Jaru realizada nesta segunda-feira, 9 de fevereiro, foi marcada por um episódio incomum: vereadores se retiraram da tribuna após impasse envolvendo o Projeto de Lei nº 4.649/2026, que previa a abertura de crédito adicional de R$ 4 milhões.
A proposta trata da inclusão no orçamento de parte dos recursos do empréstimo de R$ 32 milhões autorizado pelo Legislativo em novembro de 2025 junto à Caixa Econômica Federal. 
O projeto previa a abertura de crédito na Secretaria Municipal de Administração, Finanças e Orçamento, com destinação genérica para obras e infraestrutura municipal, sem detalhamento das obras que seriam executadas.
Empréstimo aprovado com compromisso de detalhamento
Quando o empréstimo foi aprovado pela Câmara, houve o compromisso, pela então presidente da Casa, vereadora Tatiane Almeida, de que posteriormente seriam encaminhados projetos específicos detalhando as obras e a aplicação dos recursos.
O Projeto de Lei nº 4.649/2026, apresentado nesta sessão, seria o primeiro envio de recursos desse financiamento para inclusão no orçamento municipal.
Retirada de vereadores e suspensão da sessão
Durante a sessão extraordinária, vereadores solicitaram a retirada do projeto da pauta alegando falta de transparência no detalhamento da aplicação dos recursos.
A reunião foi presidida pelo vereador Schmidt Patroleiro, presidente em exercício devido à viagem da presidente da Câmara, vereadora Tatiane Almeida, a Brasília.
Após a negativa inicial para retirada da matéria, vereadores deixaram a tribuna e informaram que só permaneceriam na sessão caso o projeto fosse retirado da pauta.
Permaneceram na sessão os vereadores Rafael Lopes, Mestre Café, Schmidt Patroleiro (presencial), Sthella Almeida, Suhellen Fernanda, Tatiane Almeida e Marcão de Tarilândia (online).
Retiraram-se da tribuna os vereadores Josemar da 634, Everson Queiroz, Sol de Verão, Chiquinho do Cacau, Amarelinho, João Paulo e Orlando Costa.
A sessão foi suspensa e, após conversas internas, o presidente em exercício decidiu retirar o Projeto de Lei nº 4.649/2026 da pauta.
Sessão seguiu com votação de 26 projetos
Com a retirada da proposta, os vereadores retornaram ao plenário e a sessão extraordinária prosseguiu com a votação das demais matérias previstas, totalizando 26 projetos apreciados.
Agora, a expectativa é que o Executivo Municipal reencaminhe a proposta com maior detalhamento sobre a destinação dos recursos.
DA REDAÇÃO

0 Comentários