“Prefeito e Secretário mentiram durante entrevista em rádio dizendo que agricultores estavam sendo atendidos, mesmo com a SEMAGRI dispondo de duas máquinas para o serviço, produtor espalha calcário manualmente na linha chafariz - vídeo na íntegra ao final da matéria”
Porém,
depois que Jair deixou o cargo por determinação judicial em março deste ano, as
coisas parecem ter desandado. Essa semana recebemos um vídeo onde um produtor
da agricultura familiar da linha Chafariz é mostrado espalhando o calcário
manualmente, o que além de provocar perda de tempo, pode estar expondo o
agricultor a sérios riscos de saúde.
O
vídeo foi gravado pelo neto do produtor e mostra a luta do avô em espalhar o
calcário numa área que parece ser de pasto. Em uma carriola o idoso semeia o
calcário na terra na esperança de que mesmo sem assistência ele possa garantir
produtividade para o próximo ciclo de produção.
Outro
ponto que chama atenção nos áudios enviados por ele para nossa redação, é que
diferente das outras vezes onde o calcário era deixado na propriedade, agora
ficou bem mais distante e ele além de ter que espalhar com as mãos, precisa
buscar no local que foi deixado bem distante de forma improvisada.
Conversamos
com um engenheiro agrônomo sobre a situação do vídeo aonde de forma manual o
Sr. Damasceno espalha o material na terra e ele fez um alerta:
“Esse procedimento não é correto, pois o calcário é uma rocha moída e com a força do vento, inevitavelmente a pessoa acaba inalando detritos desse material que podem acometer as vezes de forma grave os pulmões. Com a incidência da COVID-19 a situação pode ficar ainda mais grave já que ele é idosos e por consequência deve ter uma saúde mais fragilizada. Caso ele contraia o vírus e tenha esses detritos de calcário nos pulmões pode ser fatal” explicou.
Como o último secretário “Luiz do Mercado” pediu exoneração do cargo recentemente a reportagem ficou sem ter a quem recorrer para obter informações a respeito do ocorrido, mas nos colocamos a disposição para ouvir a SEMAGRI caso seja necessário.
Fomos então em busca de informações com o ex-secretário Jair que nos explicou que o município dispõe de duas calcareadeiras cedidas pela SEAGRI e não entende o porquê de esse produtor não estar sendo assistido, vez que o programa porteira adentro continua ativo e seria simples atender a demanda desse agricultor.
“Conheço o Sr. Damasceno e estou a par do
problema. Ele já havia conversado comigo a respeito e eu acho que depois que eu
saí, a troca de secretários passando pelo Kalu, Edimar, depois o Célio Batista,
aí voltou o Edimar e por fim o Luiz acabaram por interromper o planejamento e
as coisas acabaram saindo do controle. Esse tipo de pasta precisa de
continuidade, pois o trabalho é perene, todos os dias tem uma demanda
diferente, então acho que esse excesso de trocas prejudicou demais o produtor.”
disse Jair.
Informações
de bastidores dizem que o secretário de obras Marcelo “Boca” agora responde
também pela SEMAGRI, o que foi confirmado pelo próprio “Boca”.
Jair
complementou dizendo que se sente triste com a situação do Sr. Damasceno, pois
ele foi convidado pessoalmente pelo prefeito a fazer parte dos programas da
SEMAGRI.
“O prefeito convidou ele pessoalmente para
entrar no programa balde cheio, ele se mudou para a propriedade e comprou a
idéia tendo a garantia de que o municipio daria todo tipo de suporte necessário
e possível, agora ver uma situação dessas entristece a gente pois trata-se de
gente de bem que acreditou no compromisso e hoje está desamparada”
completou.
Por:
Mauro Fonseca

0 Comentários