"09 Governadores com possíveis envolvimentos em corrupção com recursos destinados a pandemia serão convocados"
O senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI da Pandemia, disse
na manhã desta terça-feira (25) que o governador de Rondônia, Marcos Rocha (Sem
partido) será um dos 9 governantes que deverão ser convocados para depor na
comissão. Aziz, durante embate com o senador Marcos Rogério (DEM) afirmou que
em todos os estados e prefeituras palcos de operações contra corrupção na
pandemia, os governadores e prefeitos irão se explicar.
O Governo de Rondônia foi alvo, em 2.020, de operação da Polícia Federal por suspeita de corrupção na compra de kits rápidos para teste de Covid-19. Marcos Rocha é aliado do presidente Jair Bolsonaro.
A votação da convocação dos governadores acontece nesta quarta-feira.
Em 30 de julho
do ano passado a Polícia Federal realizou em Rondônia a Operação Polígrafo,
visando desarticular esquemas de fraudes na aquisição emergencial de testes
rápidos para diagnóstico da Covid19, por parte da Secretaria Estadual de Saúde
de Rondônia.
A ação fazia
parte de trabalho conjunto entre a Polícia Federal, Controladoria-Geral da
União e Ministério Público de Rondônia. Os 13 mandados foram cumpridos em Porto
Velho, Itajaí/SC, Balneário Camboriú/SC e Rio de Janeiro/RJ. O valor total da
contratação investigada chega a R$ 10.500.000,00 (dez milhões e quinhentos mil
reais).
Durante as
investigações, foram apurados indícios de irregularidades na dispensa de
licitação para compra dos testes, que não possuíam registro na Anvisa, e
superfaturamento no valor de cada unidade adquirida, comparado ao preço ofertado
em chamamento público realizado pela Superintendência Estadual de Licitações –
SUPEL.
FONTE:
rondoniagora

0 Comentários