“Deputado fez indicação e acompanhou para que fossem retomados os procedimentos, e tem tratado da questão com o Governo”
O presidente da Assembleia Legislativa, Alex
Redano (Republicanos), comemorou a retomada das cirurgias eletivas de menor
risco, após o Governo acatar sua indicação e editar novo decreto permitindo já
de imediato alguns procedimentos.
"Apresentei indicação parlamentar ao Governo,
através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), para que fosse autorizada a
retomada das chamadas cirurgias eletivas e também de exames, para reduzir uma
grande fila de espera de pacientes que se acumulou nesse período de pandemia. E
o Governo nos atendeu e está voltando aos poucos esses procedimentos",
destacou Redano.
Alex Redano agradeceu ao
governador Marcos Rocha e ao secretário da Sesau, Fernando Máximo, por terem
editado o novo decreto. "As
cirurgias eletivas foram suspensas, tanto na rede pública quanto na rede
privada. Isso gerou uma fila de espera enorme e, em alguns casos, acabou
tornando o que antes era uma simples cirurgia, num problema mais grave e
complexo. Mas, com a sensibilidade do governador e do secretário, estamos
retomando as cirurgias de forma gradual e com todos os cuidados",
completou Redano.
Novo decreto
Na semana passada, o
Governo publicou o Decreto nº 26.134, que determinou novas medidas de
enfrentamento à pandemia do novo coronavírus e também serviu de base para a
elaboração de um plano de retomada gradual das cirurgias eletivas e de exames.
O novo decreto já
estipula que fica permitida a realização imediata de cirurgias eletivas que não
necessitem de reserva de leito de UTI para o pós-operatório, procedimentos que
não utilizem anestesia geral ou materiais e medicamentos do chamado “kit
intubação”.
Mas, as demais cirurgias
eletivas, que não se enquadrem nesse modelo, deverão aguardar mais 30 dias para
que seja elaborado um plano estadual de retomada integral dos procedimentos.
Em Rondônia, as duas
unidades estaduais de saúde que realizam cirurgias eletivas são o Hospital de
Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, e o Hospital de Urgência e Emergência
Regional (Heuro), em Cacoal.
Texto: Assessoria
Foto: Diego
Queiroz-ALE/RO

0 Comentários