BRASÍLIA
- O Ministério da Saúde enviou
à Agência Nacional de Saúde Suplementar
(ANS) um ofício pedindo que o órgão regulador dos planos de saúde avalie
a inclusão das vacinas contra covid-19 no
rol de coberturas obrigatórias das operadoras.
O
teor do documento foi revelado pelo jornal Folha de S. Paulo e confirmado
pelo Ministério da Saúde ao Estadão/Broadcast. A
pasta não deu mais detalhes da medida.
À Folha de São
Paulo, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga,
disse que a medida abre caminho para que o SUS seja ressarcido pelas doses
aplicadas em usuários que contam com cobertura de planos de saúde.
Além
disso, a inclusão das vacinas no rol de coberturas permitiria que os próprios
planos de saúde passassem a ofertar a imunização contra a doença. No momento,
porém, o ministro reconheceu que as operadoras não conseguem adquirir doses de
vacina porque há escassez de oferta, e os laboratórios não estão abrindo
negociações com a iniciativa privada.
Hoje,
o rol de procedimentos de cobertura obrigatória nos planos de saúde não inclui
nenhuma vacina. A estratégia de vacinação é concentrada no Programa Nacional de
Imunizações (PNI) e em clínicas privadas.
A
reportagem procurou a Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), mas
não teve resposta até a publicação deste texto.

0 Comentários