O Governo de Rondônia, por
meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), recebeu nesta
sexta-feira (16), na Central de Rede de Frios, em Porto Velho, mais um lote de
vacina para enfrentamento à covid-19.
Com a chegada de mais um lote de vacinas na sexta-feira, contendo 46.250 doses
da AstraZeneca, o Estado de Rondônia registrou a marca de 1.025 758 de doses de
imunizantes recebidas pelo Ministério da Saúde (MS). Segundo o Governo, o
público alvo será a população de fronteira e pessoas entre 59 a 55 anos.
Até o momento,
de acordo com a Agência, 45,5% da população apta já receberam a 1ª dose e 15,3%
foram imunizados com a 2ª dose em todo o Estado.
O diretor-geral
da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, destacou que este é um momento marcante
para a população de Rondônia. “Recebemos mais de 1 milhão de vacinas para
atender nossos cidadãos. Por isso, ressalto a importância das pessoas buscarem
os pontos determinados para serem imunizadas. Em meio a isso, os municípios
tenham consciência de aplicar essas doses o mais rápido possível, fazendo com
que todos estejam protegidos deste vírus”.
As doses
recebidas foram distribuídas para as seis Gerências Regionais de Saúde (GRS)
instaladas em Rondônia, reunindo 10.665 (Ji-Paraná); 3.725 (Cacoal); 3.735
(Vilhena); 6.015 (Ariquemes); 3.675 (Rolim de Moura) e 19.935 (Porto Velho).
Redução de intervalo
O secretário de Estado da Saúde (Sesau), Fernando Máximo, destacou sobre a necessidade de antecipar a 2ª dose das vacinas AstraZeneca e Pfizer, como medida para garantir a proteção contra a variante Delta do coronavírus que circula em todo o país. Ficou estabelecido que a 2ª dosagem de ambas possa ser aplicada em 45 e 60 dias respectivamente.
“Antes, o MS
determinava que as vacinas deveriam ser aplicadas em até 90 dias, conforme a
bula da substância, por não haver muitas vacinas na época. Com mais demandas
existentes, os estados foram autorizados a antecipar as doses. O nosso Governo
realizou vários estudos científicos para certificar esta possibilidade até
chegarmos à conclusão de reduzir o intervalo entre os imunizantes”, explica.
Outro ponto
enfatizado pelo secretário foi acerca dos mutirões “SOS Vacinação” que estão
sendo realizados em parceria com departamentos estaduais de saúde e municípios
para dar celeridade na imunização da população. “O Governo de Rondônia vem para
socorrer cidades com dificuldades na aplicação das doses. Quanto mais
prevenirmos contra esta terrível doença, melhor será para nos livrarmos da
pandemia”, pontua Máximo.
De acordo com o
secretário da Saúde, duas cidades fronteiriças serão as próximas a receberam a
mobilização. Sendo neste sábado (17), às 18h, na Escola Lazara Alves de Lima,
em São Miguel do Guaporé, com aplicação da 1ª dose a pessoas a partir de 25
anos e 2ª dose da AstraZeneca direcionada a pessoas com intervalo de 45 dias da
1ª dose.
Em Costa Marques, a ação
aconteceu no domingo (18), às 8 horas, na Escola Gomes Carneiro, com aplicação
da 1ª dose em pessoas a partir de 18 anos, e a 2ª dose da AstraZeneca no
intervalo de 45 dias.
A mobilização
“SOS Vacinação” está prevista para acontecer nos próximos dias em mais cidades.
“Rondônia é um dos Estados mais rápidos do Brasil a distribuir vacinas aos seus
municípios. No mesmo sentido, queremos esta mesma agilidade para que as pessoas
sejam vacinas em sua respectiva localidade”, finaliza Máximo.
Assessoria

0 Comentários