As Promotoras de Justiça Emília Oiye e Rosângela Marsaro Protti, da Promotoria de Justiça da Saúde, representaram o MPRO na cerimônia de abertura da 10ª Conferência Municipal de Porto Velho, realizada na manhã da quinta-feira (30/3), no auditório de uma faculdade particular da capital.
As integrantes do Ministério Público foram convidadas pela Secretária Municipal de Saúde, Eliana Pasini, para compor a mesa de autoridades do evento, com a presença do Prefeito Hildon Chaves.
Em sua fala, a Promotora de Justiça Rosângela Marsaro Protti destacou a importância da conferência, como uma oportunidade para os representantes da sociedade discutirem a real situação da saúde pública do Município de Porto Velho, bem como elaborar diretrizes para o seu fortalecimento. Ressaltou ainda o papel colaborativo e indutivo do Ministério Público para a política pública de saúde.
A Promotora de Justiça Emília Oiye observou que o tema escolhido para a Conferência é motivador para análise e discussão, visando ao fortalecimento do sistema público: Democracia e defesa do SUS. Enfatizou a relevância do evento, enaltecendo os presentes pela disposição em representar a sociedade de Porto Velho.
A temática da 10ª Conferência Municipal de Saúde é: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. Serão dois dias de evento. A conferência é o espaço de diálogo para a construção de políticas públicas do SUS, sendo que as deliberações municipais farão parte da etapa estadual.
0 Comentários